EXAMES E 
PROCEDIMENTOS 
 
 
  
 
CENTROS 
AVANÇADOS 
 
 
  
 
EMERGÊNCIA 
24 HORAS 
 
 
  
 
ESPECIALIDADES 
MÉDICAS 
 
 
  
 
CENTROS 
CIRÚRGICOS 
 
 
  
 
 
CTI 
 
 
  
 
 
INTERNAÇÃO 
 
 
  
 
 
FONAUDIOLOGIA 
 
 
  
 
 
FISIOTERAPIA 
 
 
  
 
 
HEMODINÂMICA 
 
 
  
 
 
RADIOTERAPIA 
 
 
  
 
 
PORTAL DO PACIENTE 
 
 
  
 
 
PORTAL DO MÉDICO 
 
 
  



Dicas de Saúde


Novembro Azul reforça prevenção contra o câncer de próstata

O tumor de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum entre os brasileiros. Apenas em 2014, quase 70 mil novos casos foram detectados, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA). Para reforçar a importância da prevenção, a Sociedade Brasileira de Urologia realiza, anualmente, o Novembro Azul. “Na maioria dos pacientes, o câncer de próstata é assintomático. Por isso, o acompanhamento periódico e preventivo é fundamental para o diagnóstico precoce", explica o urologista do Centro Avançado de Urologia do Hospital São Vicente de Paulo, Renato dos Santos Faria.

Na consulta preventiva, o médico pode pedir exames de sangue e realizar uma avaliação clínica, por meio do toque retal, que permite verificar se há alterações palpáveis na próstata. Esse é um exame que pode salvar vidas. ”Quanto mais rápido se descobre o tumor, melhores serão os resultados do tratamento, seja ele cirúrgico, por radioterapia ou com medicamentos”, afirma o especialista.


Os principais fatores de risco para o câncer de próstata são a idade (acima dos 50 anos) e histórico familiar da doença.

A partir dos 45 anos, visite o urologista pelo menos uma vez ao ano!


«voltar