HISTÓRIA
 
 
  
   
 
MISSÃO, VISÃO
E VALORES
 
 
  
   
 
DIRETORIA
 
 
  
   
 
CERTIFICAÇÕES
E ACREDITAÇÕES
 
 
  
   
 
ESTRUTURA HSVP
 
 
  
   
 
CORPO CLÍNICO
 
 
  
   
 
PASTORAL DA SAÚDE
 
 
  
   
 
FIQUE POR DENTRO
 
 
  
   
 
HSVP NA MÍDIA
 
 
  
   
 
AÇÃO SOCIAL
 
 
  
   
 
CONVÊNIOS
 
 
  
   
 
PORTAL DO PACIENTE
 
 
  


Conheça nossa história

A história do HSVP começa em 1930, quando as Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo fundaram o Hospital Escola, uma unidade de Saúde destinada a oferecer assistência médica às irmãs religiosas e treinamento às noviças na área de Enfermagem. Em 1968, após reformas do casarão onde funcionava, o Hospital Escola passou a se chamar Hospital São Vicente de Paulo e a atender também os moradores da região.

Alguns anos depois, sob a gestão da Irmã Mathilde, a demanda por atendimentos cresceu e as Irmãs decidiram construir um novo prédio, maior e mais moderno. O espaço foi inaugurado em 1980 com a presença de diversas autoridades.

Desde a sua fundação, o HSVP sempre procurou estimular nos colaboradores, Corpo Clínico e Irmãs o comprometimento com a humanização da técnica e a excelência do cuidado. O trabalho focado no bem-estar do paciente trouxe o reconhecimento da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), com a certificação ISO 9001.

Em 2008, o hospital alcançou a acreditação pela Joint Commission Internacional (JCI), uma das mais respeitadas organizações acreditadoras do mundo. Em 2012 e 2015, após reavaliação de todos os processos internos, o HSVP foi reacreditado, confirmando a qualidade e a segurança de seus serviços.


Vocação para cuidar

Nos últimos anos, sob a direção executiva da Irmã Marinete Tibério, o HSVP se consolidou como uma instituição de padrão internacional e referência em saúde, sendo eleito o 5º melhor hospital do Brasil pela AméricaEconomía Intelligence. Tudo isso, graças aos investimentos em Tecnologia, à criação de serviços especializados, à valorização dos colaboradores e, é claro, à vocação para cuidar, dentro do carisma vicentino. 


São Vicente de Paulo: Patrono das obras de caridade

São Vicente de Paulo nasceu na cidade de Pouy, na França, no dia 24 de abril de 1581. Filho de pobres camponeses, manifestou cedo o desejo e o gosto para o estudo. Entrou no seminário e foi ordenado padre com apenas 19 anos de idade.


Em contato com os camponeses, conheceu o estado de abandono religioso e miséria em que viviam as populações do campo. Percebeu que os pobres tinham necessidades urgentes e que, para ser fiel a Cristo, era preciso acolhê-los. Começou, então a pregar entre os mais humildes e a organizar diversas ações de caridade. Foi neste contexto que São Vicente de Paulo fundou a Congregação da Missão e a Companhia das Filhas da Caridade.

 

São Vicente de Paulo morreu em 27 de setembro de 1660, foi canonizado em 1737 e declarado, em 1855, Patrono de todas as obras de caridade.