HISTÓRIA
 
 
  
   
 
MISSÃO, VISÃO
E VALORES
 
 
  
   
 
DIRETORIA
 
 
  
   
 
CERTIFICAÇÕES
E ACREDITAÇÕES
 
 
  
   
 
ESTRUTURA HSVP
 
 
  
   
 
CORPO CLÍNICO
 
 
  
   
 
PASTORAL DA SAÚDE
 
 
  
   
 
FIQUE POR DENTRO
 
 
  
   
 
HSVP NA MÍDIA
 
 
  
   
 
AÇÃO SOCIAL
 
 
  
   
 
CONVÊNIOS
 
 
  
   
 
PORTAL DO PACIENTE
 
 
  


Notícias

Covid-19: Cuidados após a vacina evitam contaminação

Para conter o vírus, é preciso vacinar cerca de 70% da população brasileira, o que só deve acontecer em 2022, caso a vacinação continue no ritmo atual, segundo projeção da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Apesar da vacina contra o novo coronavírus estar chegando a um número cada vez maior de pessoas, ainda vai demorar para que toda a população esteja imunizada. Portanto, é importante manter os cuidados básicos para evitar a disseminação da doença:

  • uso de máscara de proteção,
  • higienização constante das mãos e
  • distanciamento social.

Para evitar o risco, manter as medidas de proteção é imprescindível. Confira as recomendações da infectologista do HSVP, Isabella Albuquerque: “A vacina é fundamental, mas é bom lembrar que não há vacina 100% eficaz, além disso, nossa taxa de imunizados ainda é muito baixa. Em Israel, por exemplo, grande parcela da população está vacinada e aos pouquinhos as pessoas estão retomando a vida. Mas se o vírus continua circulando e há pessoas não imunizadas, elas estão sob risco de infecção”.

A médica salienta ainda que embora as pesquisas apontem que quem está imunizado não desenvolve formas graves da doença, essas pessoas ainda podem transmitir o vírus. “Além disso, mesmo quem não tem sintomas pode carregar o vírus e contaminar outras dentro de suas casas, locais de trabalho e outros lugares de alto risco de contágio, como elevadores e restaurantes, expondo inúmeras pessoas à doença”, alerta.

“Ainda sabemos muito pouco sobre esse vírus e a eficácia da vacinação, precisamos nos proteger usando máscaras, fazendo a higienização das mãos e o distanciamento”, orienta. Mesmo quem já tomou as duas doses da vacina há mais de 15 dias e está imunizado deve manter os cuidados. “Há variantes circulando. Temos que manter os protocolos para evitar a disseminação do vírus”, reforça ela.

Além da higienização das mãos, uso de máscaras e distanciamento social, a especialista destaca a importância da testagem ampla, com isolamento dos casos positivos. “Testar e vacinar são o segredo do controle da pandemia. Quanto mais testamos, mais encontramos pessoas positivas e as tiramos de circulação, evitando que outras sejam contaminadas”, explica.

No HSVP, desde o início da pandemia, foram adotados novos protocolos para aumentar a segurança dos nossos pacientes e das nossas equipes como, por exemplo:

  • área separada para atendimento de pacientes com suspeita de Covid-19 no Pronto Atendimento;
  • maior espaçamento entre horários de consultas e exames para evitar aglomeração e permitir a higienização adequada dos ambientes;

  • orientação para que pacientes venham a consultas e exames sem acompanhantes, para reduzir a circulação de pessoas no interior do Hospital;

  • disponibilização de teleatendimento em diversas especialidades, para que os pacientes possam manter o acompanhamento médico com conforto, sem sair de casa.


«voltar