HISTÓRIA
 
 
  
   
 
MISSÃO, VISÃO
E VALORES
 
 
  
   
 
DIRETORIA
 
 
  
   
 
CERTIFICAÇÕES
E ACREDITAÇÕES
 
 
  
   
 
ESTRUTURA HSVP
 
 
  
   
 
CORPO CLÍNICO
 
 
  
   
 
PASTORAL DA SAÚDE
 
 
  
   
 
FIQUE POR DENTRO
 
 
  
   
 
HSVP NA MÍDIA
 
 
  
   
 
AÇÃO SOCIAL
 
 
  
   
 
CONVÊNIOS
 
 
  
   
 
PORTAL DO PACIENTE
 
 
  


Notícias

Vida saudável pode prevenir demências

Perda de memória, da capacidade intelectual, do raciocínio, limitação das habilidades sociais e alterações das reações emocionais usuais são alguns dos sintomas de doenças que causam o declínio progressivo da capacidade cognitiva de uma pessoa.

O número de pessoas com demência no mundo deve passar dos atuais 50 milhões para 152 milhões até 2050, de acordo com a Organização Mundial de Saúde. Só no Brasil são quase 2 milhões de indivíduos atingidos pela doença, segundo o IBGE.


“As demências são mais prevalentes entre pessoas idosas, mas é importante salientar que este problema não faz parte do envelhecimento natural e pode ser prevenido com a adoção de hábitos saudáveis”, frisa a geriatra do HSVP Mariângela Perez. Estudo recente publicado pela revista The Lancet identificou três novos fatores de risco para a demência: consumo excessivo de álcool, trauma craniano e poluição.

A pesquisa, desenvolvida por um grupo de 28 pesquisadores de todo o mundo acrescentou as três condições a uma lista de itens de risco já conhecidos para as demências, como baixo nível educacional, perda auditiva, hipertensão, obesidade, fumo, depressão, isolamento social, inatividade física e diabetes.

“A maioria das demências são progressivas e não têm cura, mas podem ser controladas, se forem tratadas. A boa notícia é que esses fatores de risco podem ser modificados, o que é um passo importante para prevenir as demências”, destaca Perez. O estudo aponta que a adoção de hábitos saudáveis pode reduzir ou prevenir em até 40% de novos casos de demência.

Nossa especialista indica atitudes que podem contribuir para manter as demências longe:

  • controlar a hipertensão, o colesterol e o diabetes
  • não fumar
  • livrar-se da ansiedade
  • evitar o consumo excessivo de álcool
  • exercitar o cérebro, buscando aprender coisas novas
  • ter amigos e relacionar-se socialmente
  • dormir bem
  • manter uma alimentação balanceada, com baixo consumo de sal e gorduras
  • praticar exercícios regularmente.


«voltar