Notícias
Saúde em suas mãos
Higienizar as mãos pode salvar vidas. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), fazer a higiene correta das mãos pode reduzir em até 70% os casos de infecção no ambiente hospitalar. O hábito ajuda a evitar a transmissão de doenças que podem até matar, especialmente pessoas que já se encontram com a imunidade baixa, caso da maioria dos pacientes internados. A OMS estima que somente no Brasil as infecções hospitalares atinjam cerca de 14% desses pacientes.
Além dos profissionais que lidam diretamente com o doente, as visitas também precisam fazer sua parte, realizando esse ato tão simples e importante. O toque, o abraço, o carinho são fundamentais durante esses encontros, mas sempre depois de as mãos estarem higienizadas.
“As mãos costumam estar cheias de microrganismos e, se não forem higienizadas adequadamente, podem transmiti-los a alguém cuja saúde esteja debilitada através do contato direto de pele com pele ou o indireto, quando tocamos em superfícies e objetos contaminados, facilitando a transmissão de doenças”, explica a infectologista do HSVP, Isabella Albuquerque.
Preocupação global
O assunto é tão sério que a OMS instituiu o dia 5 de maio como o Dia Mundial de Higiene das Mãos e estabeleceu cinco momentos em que é primordial higienizar as mãos no cuidado ao paciente.
Higienizar as mãos não é somente lavá-las com água e sabão. Para o procedimento ser efetivo, é preciso estar atento a alguns cuidados.
- Lembre-se de retirar joias, como anéis, antes de iniciar a higienização;
- Não se esqueça de incluir na higienização áreas como as pontas dos dedos, embaixo das unhas, entre os dedos e polegar;
- Não é recomendado borrifar álcool comum nas mãos, pois isso pode causar microfissuras, facilitando a colonização por vírus e bactérias.
- As preparações alcoólicas (gel ou solução) são as mais indicadas, pois contêm emolientes e concentração média de 70% de álcool, ideal para a ação bactericida.
Na hora da higienização
Com preparações alcoólicas
- Aplique uma quantidade suficiente do produto em uma das mãos, cobrindo toda a sua superfície;
- Friccione as mãos entre si;
- Espalhe o produto também entre os dedos e sob as unhas;
- Espere secar naturalmente.
Com água e sabão
- Molhe as mãos com água;
- Aplique uma quantidade de sabão (de preferência líquido)* suficiente para cobrir toda a superfície das mãos;
- Ensaboe as palmas, friccionando-as entre si;
- Esfregue as mãos entre os dedos e sob as unhas;
- Enxague bem com água;
- Seque as mãos com uma toalha limpa, papel absorvente ou fluxo de ar.
- No ambiente hospitalar, o sabão deve ser sempre líquido.
10 doenças que podem ser evitadas com a higienização das mãos
A importância de higienizar as mãos não se restringe somente ao ambiente hospitalar ou no cuidado ao doente. O hábito frequente de lavar as mãos pode prevenir diversas doenças como Rotavírus, Gastroenterites, Sarna, Salmonella, Gripe, Bronquiolite, Candidíase, Hepatite A, Catapora e Conjuntivite. As mãos são um veículo poderoso para a transmissão de infecções e bactérias. Conheça algumas situações em que a higienização das mãos deve ser uma prática fundamental.
- Ao manusear alimentos, lavando as mãos antes e depois do contato com a comida;
- Antes e depois de ir ao banheiro;
- Depois de ter contato com animais;
- Antes e depois de trocar fraldas ou ajudar uma criança a se limpar;
- Antes e depois de tratar algum ferimento;
- Após coçar ou assoar o nariz, tossir ou espirrar;
- Antes de ter contato com mucosas corporais (colocar ou retirar lentes de contato, por exemplo);
- Após manusear resíduos, como lixo doméstico;
- Após usar transportes públicos.