HISTÓRIA
 
 
  
   
 
MISSÃO, VISÃO
E VALORES
 
 
  
   
 
DIRETORIA
 
 
  
   
 
CERTIFICAÇÕES
E ACREDITAÇÕES
 
 
  
   
 
ESTRUTURA HSVP
 
 
  
   
 
CORPO CLÍNICO
 
 
  
   
 
PASTORAL DA SAÚDE
 
 
  
   
 
FIQUE POR DENTRO
 
 
  
   
 
HSVP NA MÍDIA
 
 
  
   
 
AÇÃO SOCIAL
 
 
  
   
 
CONVÊNIOS
 
 
  
   
 
PORTAL DO PACIENTE
 
 
  


Notícias


Risco de infarto e AVC aumenta no verão

O calor intenso, comum no verão, pode colaborar para a vasodilatação no organismo, provocando o alargamento dos vasos sanguíneos e favorecendo a redução da pressão arterial. Quando a pressão cai, são comuns situações de desmaio, tontura e arritmia cardíaca. Mas o mais preocupante é que, em alguns casos, a pressão baixa facilita a liberação de adrenalina no corpo de forma reativa, causando o efeito inverso: a pressão arterial se eleva e pode impactar na frequência cardíaca, precipitando o aparecimento de doenças cardiovasculares, como infarto e Acidente Vascular Cerebral (AVC).

O risco é maior em pessoas com mais de 50 anos, obesas, diabéticas, com colesterol alto e hipertensão arterial. Quem apresenta pressão alta de vez em quando também precisa redobrar os cuidados.

É importante manter esses fatores controlados o ano todo e se proteger do calor durante a estação. Capriche na ingestão de água e outros líquidos não alcoólicos, pratique exercícios físicos pela manhã, evitando fazer esforço nas horas mais quentes do dia, use roupas leves e dê preferência para se alimentar com saladas e carnes magras em vez de comidas pesadas e gordurosas.

Perceber alguns sinais e sintomas que podem indicar um episódio de infarto ou AVC e se dirigir a uma emergência, se necessário, pode salvar vidas.
Conheça alguns deles:

  • Dor no peito que pode irradiar para o braço, para as costas ou para o queixo;
  • Ansiedade;
  • Tontura ou dor de cabeça;
  • Batimento cardíaco acelerado;
  • Sensação estranha na garganta.


« voltar