HISTÓRIA
 
 
  
   
 
MISSÃO, VISÃO
E VALORES
 
 
  
   
 
DIRETORIA
 
 
  
   
 
CERTIFICAÇÕES
E ACREDITAÇÕES
 
 
  
   
 
ESTRUTURA HSVP
 
 
  
   
 
CORPO CLÍNICO
 
 
  
   
 
PASTORAL DA SAÚDE
 
 
  
   
 
FIQUE POR DENTRO
 
 
  
   
 
HSVP NA MÍDIA
 
 
  
   
 
AÇÃO SOCIAL
 
 
  
   
 
CONVÊNIOS
 
 
  
   
 
PORTAL DO PACIENTE
 
 
  


Notícias


Metade da população acima de 70 anos tem problemas de audição

Para cerca de 10 milhões de brasileiros, o prazer de ouvir uma boa música ou o canto dos pássaros é inexistente. Aproximadamente 5% da população do país sofre de deficiência auditiva em diferentes graus. A perda da audição é, muitas vezes, associada ao envelhecimento, mas a verdade é que ela pode atingir pessoas de qualquer idade, com causas variadas: infecções frequentes, lesões provocadas por maus hábitos, acidentes, doenças ou ainda ser congênita. A incidência em adultos jovens, com idades entre 20 e 40 anos, é de 15%.


De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Otologia, de três a cinco a cada mil recém-nascidos no país têm deficiência auditiva. Já em pessoas com mais de 70 anos, a prevalência chega a 50%. Nos casos em que a pessoa nasce com a deficiência, o problema pode ser detectado nos primeiros dias de vida, com o teste da orelhinha ou triagem auditiva neonatal.


Na maioria das vezes, a surdez é adquirida devido a fatores como envelhecimento, bloqueios físicos ou por ferimentos causados por infecções, barulhos muito altos e até como efeito colateral de medicamentos. São muitos os fatores de risco, desde doenças do sistema auditivo, como otosclerose e otite crônica, passando por doenças sistêmicas, como alterações renais, hipotireoidismo e diabetes, entre outras, infecções e até diferentes tipos de traumas. A dica do especialista Luciano Moreira, otorrinolaringologista do Hospital São Vicente de Paulo, é procurar um médico ao primeiro sinal de perda auditiva.



Quem vive em grandes cidades está exposto à poluição sonora diariamente. Mas por mais que o cérebro se acostume com os sons, as estruturas do ouvido não ficam imunes. A exposição prolongada ao excesso de ruído pode causar sérios danos e levar à perda auditiva. “É muito importante fazer o diagnóstico precoce para iniciar logo o tratamento adequado. Grande parte das perdas auditivas, quando tratadas precocemente e adequadamente podem ser potencialmente prevenidas”, esclarece o especialista.

5 sinais de perda da audição. Fique atento!

  1. Você escuta as pessoas, mas não entende o que está sendo dito;
  2. Tem muita dificuldade em compreender o que dizem em locais com muito ruído;
  3. Ouve um zumbido constante (nem todas as pessoas apresentam esse sinal);
  4. Você fala muito alto;
  5. Ouve rádio ou TV com som alto.


Ao identificar algum destes sintomas, marque uma consulta com o seu otorrinolaringologista.



« voltar