HISTÓRIA
 
 
  
   
 
MISSÃO, VISÃO
E VALORES
 
 
  
   
 
DIRETORIA
 
 
  
   
 
CERTIFICAÇÕES
E ACREDITAÇÕES
 
 
  
   
 
ESTRUTURA HSVP
 
 
  
   
 
CORPO CLÍNICO
 
 
  
   
 
PASTORAL DA SAÚDE
 
 
  
   
 
FIQUE POR DENTRO
 
 
  
   
 
HSVP NA MÍDIA
 
 
  
   
 
AÇÃO SOCIAL
 
 
  
   
 
CONVÊNIOS
 
 
  
   
 
PORTAL DO PACIENTE
 
 
  


Notícias


Programação 2017 do Centro de Estudos do HSVP é iniciada com sucesso

Sessão Clínica sobre SEPSE e Curso de Emergências Médicas sobre Arboviroses

O início das atividades organizadas pelo Centro de Estudos do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) para 2017 foi promissor. No dia 9 de março, foi realizada a primeira Sessão Clínica do ano, comandada pelos médicos Guilherme Aguiar (CTI) e Adriana Pinheiro (Emergência). Com o tema SEPSE, o encontro contou com a presença expressiva dos médicos da casa, das mais variadas especialidades.

A SEPSE é um conjunto de manifestações graves em todo o organismo, produzidas por uma infecção, mais conhecida como infecção generalizada, uma condição com risco de vida, que ocorre quando um agente infeccioso - tais como bactérias, vírus ou fungo - entra na corrente sanguínea de uma pessoa, afetando todo o sistema imunitário e desencadeando uma reação em cadeia, que pode provocar uma inflamação descontrolada no organismo.

Já na terça-feira, 14 de março, aconteceu a primeira aula do Curso de Emergências Médicas, sobre as Arboviroses (doenças transmitidas por mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus , como Dengue, Zika, Chigunkunya e Febre Amarela). As Arboviroses têm se tornado importantes e constantes ameaças em regiões tropicais, caso do Rio de Janeiro, devido às rápidas mudanças climáticas, desmatamentos, migração populacional, ocupação desordenada de áreas urbanas e precariedade das condições sanitárias, que favorecem a amplificação e transmissão viral.

 A infectologista do HSVP, Dra. Isabella Alburquerque, apresentou o tema para um público de 130 pessoas, formado por médicos, residentes e acadêmicos de Medicina, que lotou o auditório do HSVP.  A próxima aula do Curso de Emergências Médicas, aberto a comunidade médica externa, também vai abordar a SEPSE e ocorrerá no dia 28 de março, às 18h, no auditório do Centro de Convenções Irmã Mathilde, na sede do HSVP, localizada na Rua Dr. Satamini, 333, Tijuca.

Outras informações pelo tel.: 2563-2147 ou por e-mail: comunicacao@hsvp.org.br.

Centro_studos_HSVP_Curso_Emergencias_Medicas_2017_01.png

Centro_studos_HSVP_Curso_Emergencias_Medicas_2017_02.png

Centro_studos_HSVP_Curso_Emergencias_Medicas_2017_03.png


 

«voltar