HISTÓRIA
 
 
  
   
 
MISSÃO, VISÃO
E VALORES
 
 
  
   
 
DIRETORIA
 
 
  
   
 
CERTIFICAÇÕES
E ACREDITAÇÕES
 
 
  
   
 
ESTRUTURA HSVP
 
 
  
   
 
CORPO CLÍNICO
 
 
  
   
 
PASTORAL DA SAÚDE
 
 
  
   
 
FIQUE POR DENTRO
 
 
  
   
 
HSVP NA MÍDIA
 
 
  
   
 
AÇÃO SOCIAL
 
 
  
   
 
CONVÊNIOS
 
 
  
   
 
PORTAL DO PACIENTE
 
 
  


Notícias

HSVP na luta contra a Covid-19

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, o HSVP implementou diversas rotinas para se adequar ao enfrentamento da doença. As ações que envolveram toda a equipe do hospital, com o objetivo de garantir mais segurança e a qualidade na assistência à saúde, que são a nossa marca.

Entre as atividades, podemos citar a criação do Comitê de Enfrentamento do Novo Coronavírus e treinamentos intensivos, sob a coordenação do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), com o apoio do setor de Educação Continuada do Hospital.

Também estão sendo mantidos os treinamentos regulares junto às equipes sobre a importância da utilização correta dos equipamentos de proteção individual (EPI). "Temos protocolos sobre os cuidados especiais com esses equipamentos: como colocar e tirar para evitar contaminação e o uso consciente. E ainda, treinamentos com a equipe sobre a condução em cada caso, sobre o uso dos EPI e sobre como intubar o paciente, por exemplo", afirma Guilherme Aguiar, chefe do CTI do hospital.

Outra medida importante para a segurança de pacientes e equipes de assistência foi o isolamento físico de leitos exclusivos para pacientes infectados pelo Covid-19. "Isso facilita a logística de como alocar os pacientes", esclarece Aguiar. Além de melhorar o controle da equipe, reduz o risco de possível contaminação cruzada de pacientes.


Informação como aliada

Antes mesmo do registro dos primeiros casos no estado do Rio, os profissionais do HSVP já acompanhavam as informações sobre a doença, aliada no combate ao novo coronavírus.

Para informar aos pacientes, foram colocados cartazes nas áreas da Emergência e ambulatorial e, ainda, feitas postagens na página do Facebook do hospital, como o intuito de difundir informações sobre prevenção e sobre quando procurar atendimento hospitalar. Com o aumento do número de casos no país e a propagação de notícias falsas, foi preciso abrir outros canais de comunicação. O HSVP tem comunicado notícias atualizadas, recomendações de especialistas da unidade e ações internas do hospital por meio de boletins semanais enviados por e-mail - um exclusivamente para os médicos da unidade e outro para pacientes. Vídeos com dicas de prevenção e cuidados com a doença têm sido gravados pelo corpo clínico e veiculados nas redes sociais do hospital.

Para manter os integrantes do corpo clínico do HSVP atualizados com os principais artigos científicos a respeito do novo coronavírus, a equipe do Centro de Estudos do hospital tem feito envios periódicos de trabalhos acadêmicos aos médicos. "O Centro de Estudos é um balizador científico de qualidade e seriedade dentro da instituição e tem esse papel de municiar o corpo clínico    com informações relevantes. Fazemos o apoio em atualização científica, buscando artigos específicos que tenham informações ou pesquisa bibliográfica sobre algum tema para auxiliá-los na prática médica diária", enfatiza o coordenador do Centro de Estudos, o cirurgião Douglas Bastos. Ele destaca que é fundamental difundir informações oriundas de fontes seguras. "Dessa forma, estamos contribuindo para dirimir dúvidas, para que os médicos possam estar embasados para divulgar informações relevantes e corretas", conclui.

«voltar