HISTÓRIA
 
 
  
   
 
MISSÃO, VISÃO
E VALORES
 
 
  
   
 
DIRETORIA
 
 
  
   
 
CERTIFICAÇÕES
E ACREDITAÇÕES
 
 
  
   
 
ESTRUTURA HSVP
 
 
  
   
 
CORPO CLÍNICO
 
 
  
   
 
PASTORAL DA SAÚDE
 
 
  
   
 
FIQUE POR DENTRO
 
 
  
   
 
HSVP NA MÍDIA
 
 
  
   
 
AÇÃO SOCIAL
 
 
  
   
 
CONVÊNIOS
 
 
  
   
 
PORTAL DO PACIENTE
 
 
  


Notícias

Exercite-se e mantenha-se saudável!

Qualidade de vida e saúde são os principais ganhos de quem pratica atividade física regularmente. Estatísticas da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que um a cada quatro adultos e quatro em cada cinco adolescentes não praticam atividade física suficiente. Ainda de acordo com a OMS, até 5 milhões de mortes poderiam ser evitadas a cada ano, se a população mundial fosse mais ativa. Para chamar a atenção da população sobre a questão, comemora-se no dia 6 de abril o Dia Mundial da Atividade Física.

“O combate ao sedentarismo é de importância fundamental na prevenção e controle de doenças cardíacas, AVC, diabetes e obesidade, pois quem se movimenta controla os níveis de gorduras e açúcar no sangue. A prática regular de exercícios ainda ajuda a reduzir sintomas de depressão, ansiedade e estresse. Além disso, hoje sabemos que quem faz exercícios tem menos chance de ter câncer e doença de Alzheimer”, ressalta uma das chefes do serviço de Clínica Médica do HSVP, Maria Aparecida Capistrano. A atividade física regular contribui ainda para elevar as taxas do HDL, que é o colesterol bom, e para aumentar a resistência muscular.


De acordo com a OMS, o tempo ideal de atividade física moderada para adultos é de 150 a 300 minutos semanais. No caso de atividade física intensa, a variação é de 75 a 150 minutos semanais. “Mas é importante ressaltar que antes de iniciar qualquer prática esportiva, é fundamental passar por uma avaliação médica, alerta a médica.

Em tempos de pandemia e isolamento, a dica é adaptar as atividades físicas: “abra espaço na sala de casa e movimente-se ao som de uma música animada ou equipe-se de máscara e álcool gel e exercite-se ao ar livre, em uma praça, lembrando de manter a distância de outras pessoas. Quando estiver em casa, levante-se periodicamente para curtas caminhadas e, quando precisar sair, dê preferência a usar as escadas ao invés de elevador. Para completar as dicas de saúde, tenha uma alimentação balanceada, com baixa ingesta de gordura e de sal e hidrate-se bem!”, orienta Maria Aparecida.

«voltar