HISTÓRIA
 
 
  
   
 
MISSÃO, VISÃO
E VALORES
 
 
  
   
 
DIRETORIA
 
 
  
   
 
CERTIFICAÇÕES
E ACREDITAÇÕES
 
 
  
   
 
ESTRUTURA HSVP
 
 
  
   
 
CORPO CLÍNICO
 
 
  
   
 
PASTORAL DA SAÚDE
 
 
  
   
 
FIQUE POR DENTRO
 
 
  
   
 
HSVP NA MÍDIA
 
 
  
   
 
AÇÃO SOCIAL
 
 
  
   
 
CONVÊNIOS
 
 
  
   
 
PORTAL DO PACIENTE
 
 
  


Notícias

Esgotamento emocional: saiba como manter-se equilibrado

Cansaço, desânimo, insônia, alterações no apetite e dificuldade de concentração. Esses são alguns dos sintomas que podem indicar que a sua saúde emocional precisa de uma atenção extra. Levantamento realizado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, a UERJ, aponta que casos de estresse e ansiedade aumentaram cerca de 80% durante o período da pandemia. Quando esse estresse se torna prolongado, vale acender o alerta: você está se aproximando do esgotamento emocional, um estado em que nos sentimos incapazes de lidar com dificuldades e resolver problemas.

“Reconhecer que o corpo e a cabeça precisam de descanso é fundamental. Especialmente em momentos de crise ou grande estresse, como agora, na pandemia por exemplo, pois utilizamos grande parte de nossa energia física e psíquica para resolução das demandas existentes. Após esse período, é esperado e saudável que você desacelere e se reorganize”, orienta a psicóloga do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), Franciely Bottaro.

Ela alerta que quando esse descanso não acontece, ficamos mais vulneráveis a desenvolver ou até mesmo agravar sintomas de ansiedade, sinais de exaustão ou mesmo a não conseguir manter as atividades normais de trabalho.

Como reconhecer os sintomas?

Ter a emoção à flor da pele e reagir exageradamente a situações rotineiras, dificuldade para se concentrar e executar tarefas simples são alguns dos sinais de que você precisa controlar o seu estresse. A psicóloga do HSVP, Franciely Bottaro, listou 4 dicas para quem está precisando de uma ajudinha para recuperar o equilíbrio:

  1. busque atividades que auxiliem a controlar o estresse e a ansiedade. Faça pausas no trabalho. O descanso e horas de sono são muito importantes;
  2. pequenas práticas de meditação têm efeitos bastante positivos sobre a ansiedade;
  3. mantenha uma rotina em casa, para ajudar a organizar o ‘novo normal’;
  4. reconheça suas limitações, procure se concentrar no trabalho e mantenha a esperança em pequenas coisas diariamente.


«voltar