HISTÓRIA
 
 
  
   
 
MISSÃO, VISÃO
E VALORES
 
 
  
   
 
DIRETORIA
 
 
  
   
 
CERTIFICAÇÕES
E ACREDITAÇÕES
 
 
  
   
 
ESTRUTURA HSVP
 
 
  
   
 
CORPO CLÍNICO
 
 
  
   
 
PASTORAL DA SAÚDE
 
 
  
   
 
FIQUE POR DENTRO
 
 
  
   
 
HSVP NA MÍDIA
 
 
  
   
 
AÇÃO SOCIAL
 
 
  
   
 
CONVÊNIOS
 
 
  
   
 
PORTAL DO PACIENTE
 
 
  


Notícias


Dia Mundial da Saúde: Vamos conversar sobre depressão?

Evento aberto ao público no HSVP chama a atenção para a doença, que é a maior causa de incapacidade do mundo, segundo OMS

Neste 7 de Abril, Dia Mundial da Saúde, às 10h, o Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), promove palestra gratuita sobre a depressão — doença que é a maior causa de incapacidade no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e que cresceu 20% na última década.

A depressão foi o tema escolhido pela OMS em 2017, com o lema “Let’s talk” (“Vamos conversar”, em português). A iniciativa reforça que existem formas de prevenir a doença e também de tratá-la. O evento conta com palestras do psiquiatra do HSVP, Bernard Miodownik, da psicóloga Cecília Calabaide e da geriatra Mariângela Perez, que vão abordar questões como os sintomas, o impacto na vida social, prevenção, tratamento e o risco de suicídio.

Para o psiquiatra Bernard Miodownik, é importante um espaço para um debate aberto sobre a doença na sociedade. “Conhecer a depressão, saber dos riscos que acarreta e as possibilidades de tratamento é benéfico para a prevenção e cuidados adequados. É importante esclarecer que todos nós passamos por períodos de tristeza, seja por motivos objetivos, como alguma perda recente, seja por circunstâncias cotidianas. Por exemplo, restrições que ocorrem na velhice. Mas, nem toda tristeza se torna depressão”, afirma.

O psiquiatra do HSVP ressalta que a conscientização da família e das pessoas próximas também é um fator primordial no tratamento e cura. “É importante esclarecer para as pessoas próximas que não devem insistir que os indivíduos deprimidos façam uma atividade ou achem que é somente uma questão de pensamento positivo. Quem está deprimido não consegue pensar positivamente nem consegue realizar as atividades normais. Precisa de tratamento medicamentoso ou psicológico, ou ambos. A depressão afasta das atividades cotidianas, tanto familiares quanto profissionais, pode ser uma das causas do abuso de álcool e de outras substâncias, que são utilizados como escape do sofrimento, e, nos casos mais graves, há risco de suicídio”, acrescenta.

 

O evento é gratuito e aberto ao público. Vagas limitadas!

 

Serviço:

 Data: 7 de abril

Local: Centro de Convenções Irmã Mathilde, na sede do HSVP, localizado na Rua Dr. Satamini, 333, Tijuca.

Horário: 10h

Informações e inscrições:

 Tel.: (21) 2563-2147 ou por e-mail comunicacao@hsvp.org.br.





 

«voltar