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9 de Junho - Dia Mundial da Acreditação

HSVP prioriza qualidade e segurança do paciente

Desde a sua fundação, o Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) se preocupa com a qualidade dos serviços oferecidos e com a segurança dos pacientes e de seus colaboradores. Dados do Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA), de abril de 2017, dão conta de que existem apenas 69 hospitais com Acreditação Hospitalar da Joint Commission International (JCI) no país, dos quais seis estão no Rio de Janeiro, e o HSVP é um deles.

A Acreditação Hospitalar é uma certificação de qualidade do serviço de um hospital — processo que permite implantar ações de melhoria contínua da assistência prestada aos pacientes e da gestão dos serviços de saúde, que inclui o monitoramento constante do desempenho dos serviços clínicos e gerenciais. É um método de avaliação voluntário (diferente de uma fiscalização), que acontece de três em três anos, como se fosse uma auditoria, e só é adotado por instituições que priorizam a excelência.

De acordo com Vanderlei Timbó, Coordenador de Qualidade e Risco do HSVP, ser um hospital acreditado melhora a gestão de riscos e aumenta a segurança do paciente. “A acreditação proporciona o Estabelecimento de Assistência à Saúde (EAS) e oferece um roteiro confiável para empreender um programa de gestão da qualidade, com o objetivo de oferecer ao paciente um ambiente físico e assistencial seguro, com estratégias para evitar, eliminar ou abrandar riscos os associados a assistência à saúde”, explica.

Acreditado pela JCI, maior agência verificadora da qualidade em Saúde no mundo, o HSVP recebeu pela primeira vez o selo dourado em 2008 e já foi reacreditado outras duas vezes: em 2012 e, mais recentemente, em 2015. A próxima avaliação será em 2018. Para alcançar a acreditação internacional, um hospital é avaliado pela qualidade dos serviços prestados, tendo como referência mais de 2 mil padrões de excelência, segurança e boas práticas predefinidos. A ideia é manter sempre uma cultura de aprimoramento contínuo, com uma abordagem multidisciplinar e a participação ativa de pacientes e familiares no tratamento, além da transparência entre a instituição e a sociedade.

“Temos o compromisso de entregar serviços com padrões superiores de qualidade e segurança aos nossos pacientes. Essa diretriz vem desde a Alta Direção do hospital e é absorvida por seus colaboradores, médicos e prestadores de serviço. É uma marca histórica do HSVP: fazer valer o respeito à dignidade das pessoas que buscam no nosso complexo hospitalar o amparo às suas necessidades de manutenção e recuperação da saúde”, afirma Vanderlei Timbó.

Entenda os benefícios da Acreditação Hospitalar para o paciente

A acreditação engloba ações em áreas como direitos do paciente, prontuários, farmácia, gestão da informação etc, e traz benefícios que incluem a prevenção e o controle de infecções hospitalares, a redução de riscos clínicos e de problemas causados por erros médicos, garantindo uma maior segurança do paciente.

Um hospital acreditado segue à risca as Metas Internacionais de Segurança do Paciente, como a segurança de medicamentos de alta vigilância e a redução dos riscos de danos causados por quedas.



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