HISTÓRIA
 
 
  
   
 
MISSÃO, VISÃO
E VALORES
 
 
  
   
 
DIRETORIA
 
 
  
   
 
CERTIFICAÇÕES
E ACREDITAÇÕES
 
 
  
   
 
ESTRUTURA HSVP
 
 
  
   
 
CORPO CLÍNICO
 
 
  
   
 
PASTORAL DA SAÚDE
 
 
  
   
 
FIQUE POR DENTRO
 
 
  
   
 
HSVP NA MÍDIA
 
 
  
   
 
AÇÃO SOCIAL
 
 
  
   
 
CONVÊNIOS
 
 
  
   
 
PORTAL DO PACIENTE
 
 
  


Notícias

Desconhecimento é um dos principais responsáveis pelos casos de diabetes tipo 2

O diabetes atinge aproximadamente 17 milhões de brasileiros com idades entre 20 e 79 anos. Esse número faz do Brasil o quinto país do mundo em número de casos, de acordo com o Atlas Mundial da Diabetes, que acaba de ser lançado pela Federação Internacional de Diabetes (IDF).

“É muito importante que, além dos pacientes, as famílias também estejam atentas aos sinais da doença. É preocupante que muitas pessoas não consigam identificar os sintomas, prejudicando o tratamento e possibilitando complicações, algumas delas bem graves”, alerta a chefe do serviço de Endocrinologia do HSVP, Ana Cristina Belsito.
Mais de 50% dos casos de diabetes do tipo 2 podem ser prevenidos com a adoção de hábitos saudáveis, como alimentação balanceada, prática regular de exercícios físicos, controle de pressão e manutenção de peso adequado. “Além do fator genético, o sedentarismo, os hábitos alimentares inadequados e a obesidade são as principais causas do diabetes tipo 2, que representa 90% dos casos entre a população brasileira”, destaca a especialista.


O que dificulta o tratamento é que muitas pessoas desconhecem os sintomas e convivem com a doença sem saber. “O diabetes é uma doença ‘silenciosa’ e mais da metade dos diabéticos não sabe que é portador dessa condição. Os principais sintomas que devem ligar o sinal de alerta são emagrecimento, boca seca, diurese abundante, halitose, astenia, prostração”, adverte Ana Belsito.

Quando não tratado adequadamente, o diabetes pode acarretar complicações graves, como cegueira, amputação de partes do corpo, falência renal e problemas circulatórios e cardíacos.

Para alertar a população sobre os riscos de adquirir a doença, a Federação Internacional de Diabetes criou um teste também disponível em português. Confira aqui.

«voltar