HISTÓRIA
 
 
  
   
 
MISSÃO, VISÃO
E VALORES
 
 
  
   
 
DIRETORIA
 
 
  
   
 
CERTIFICAÇÕES
E ACREDITAÇÕES
 
 
  
   
 
ESTRUTURA HSVP
 
 
  
   
 
CORPO CLÍNICO
 
 
  
   
 
PASTORAL DA SAÚDE
 
 
  
   
 
FIQUE POR DENTRO
 
 
  
   
 
HSVP NA MÍDIA
 
 
  
   
 
AÇÃO SOCIAL
 
 
  
   
 
CONVÊNIOS
 
 
  
   
 
PORTAL DO PACIENTE
 
 
  


Notícias

8 dicas para prevenir a hipertensão

A hipertensão arterial pode ser silenciosa, porém muito perigosa, responsável por 80% dos casos de AVC, além de ser um agravante em casos de infarto, aneurisma arterial e até de insuficiência renal. Aproximadamente 25% da população brasileira adulta tem pressão alta, de acordo com dados da mais recente pesquisa Vigitel, do Ministério da Saúde, realizada em 2019. As doenças cardiovasculares representam a principal causa de mortes no Brasil. Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, são mais de 1.100 mortes por dia, cerca de 46 a cada hora. A estimativa é que até o fim deste ano 400 mil pessoas irão perder a vida por doenças do coração e da circulação.

“Cerca de 50% dos pacientes com hipertensão arterial sistêmica são assintomáticos. Além disso, muitos deles não tomam as medicações prescritas para o controle da sua pressão já que não sentem nada, e acreditam que podem passar a ter efeitos colaterais das medicações. Mas é importante ressaltar que tratar a hipertensão reduz em 40% as chances de morte por derrame cerebral e em 20% por infarto do miocárdio”, alerta o chefe do serviço de Cardiologia do HSVP, Aristarco Gonçalves Filho.

A pandemia da Covid-19 afastou pacientes dos consultórios médicos e, no caso de pacientes cardíacos não foi diferente, o que causou aumento no número de mortes por doenças cardiovasculares no período. “A hipertensão e outras doenças do coração não podem esperar. O paciente deve manter o acompanhamento em dia, com a realização de exames regulares e visitas ao seu médico de confiança”, orienta o cardiologista. Ele explica ainda que o ecocardiograma é um dos procedimentos mais utilizados pelos cardiologistas, podendo detectar praticamente todas as doenças cardiológicas, além da hipertensão, como a cardiopatia isquêmica, miocardiopatias, pericardiopatias e complicações cardíacas de doenças sistêmicas.

Além do tratamento regular, sob orientação do cardiologista, a adoção de hábitos saudáveis é fundamental para a manutenção da pressão arterial em níveis equilibrados. O especialista destaca 8 dicas para manter o coração saudável:

  • controlar o peso corporal e evitar a obesidade;

  • manter uma alimentação saudável com baixa ingestão de sal e de gordura;

  • praticar atividade física regularmente;

  • não fumar;

  • evitar o consumo de bebidas alcóolicas;

  • controlar o diabetes;

  • evitar o estresse e,

  • medir a pressão arterial com regularidade.

A equipe de Cardiologia do HSVP conta com profissionais renomados e segue rígidos protocolos de proteção contra a Covid-19, para a segurança de pacientes e de suas equipes. Os pacientes ainda podem optar por consultas presenciais ou remotas, de acordo com a sua conveniência.

«voltar