Festa da Solidariedade em Duque de Caxias
Solidariedade e emoção marcaram a celebração dos 400 anos do Carisma Vicentino
Em 1617, na Igreja de Chatillon (França), São Vicente de Paulo estimulou os fiéis a ajudarem uma família pobre da paróquia. Quatrocentos anos depois, o carisma Vicentino continua entre nós, estendendo a mão a quem precisa. Foi assim, que no dia 6 de maio, o Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) realizou a Festa da Solidariedade na comunidade carente de Jardim Gramacho, em Duque de Caxias (RJ).
Doação de roupas, alimentos, remédios e brinquedos marcaram a ação, que contou ainda com mais de 300 atendimentos médico e odontológico no ônibus consultório da ação humanitária Missão Amor Que Cura, mantida no local há dois anos pelo Hospital São Francisco na Providência de Deus (HSF).
A parceria entre os dois hospitais não parou por aí. Para completar a festa, houve recreação infantil e um almoço reforçado. A alegria e a emoção era visível no rosto dos adultos e da criançada.
No final da tarde, foi realizada uma missa campal em homenagem às irmãs vicentinas, celebrada por Dom Tarcísio Nascentes dos Santos, Bispo da Diocese de Duque de Caxias, e pelo Padre Fernando José, da Paróquia Imaculada Conceição, também de Caxias. A irmã Marinete Tibério, diretora executiva do HSVP, deu início à cerimônia religiosa. Frei Paulo Batista, diretor do Hospital São Francisco, também esteve presente e comandou os voluntários. A emoção marcou este momento célebre. "É a festa de Vicente com Francisco no céu", exclamou a Ir. Marinete.
Os 120 voluntários, a maior parte dos hospitais São Vicente de Paulo e São Francisco na Providência de Deus, mostraram que o carisma Vicente e Franciscano ultrapassa o tempo quando se forma uma verdadeira corrente do amor.