HISTÓRIA
 
 
  
   
 
MISSÃO, VISÃO
E VALORES
 
 
  
   
 
DIRETORIA
 
 
  
   
 
CERTIFICAÇÕES
E ACREDITAÇÕES
 
 
  
   
 
ESTRUTURA HSVP
 
 
  
   
 
CORPO CLÍNICO
 
 
  
   
 
PASTORAL DA SAÚDE
 
 
  
   
 
FIQUE POR DENTRO
 
 
  
   
 
HSVP NA MÍDIA
 
 
  
   
 
AÇÃO SOCIAL
 
 
  
   
 
CONVÊNIOS
 
 
  
   
 
PORTAL DO PACIENTE
 
 
  


Notícias


31 de agosto: Dia do Nutricionista

Nesta sexta-feira (31/08), comemora-se o Dia do Nutricionista, profissional que tem papel fundamental na recuperação de pacientes em diversas situações de saúde e na garantia da preservação da saúde, seja no ambiente hospitalar ou domiciliar. Para marcar a data, a Coordenadora do Serviço de Nutrição e Dietética do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), Fátima Brandão, conta um pouco sobre o trabalho do setor e sua importância. Confira a entrevista!


Qual o papel do Serviço de Nutrição no HSVP?

O papel do nutricionista sempre será assegurar a preservação da saúde, através de alimentação balanceada e pelo consumo equilibrado dos diferentes nutrientes. No ambiente hospitalar, é o nutricionista quem cuida da alimentação e de todo o processo de produção de alimentos. Nosso trabalho é vasto, passa pela elaboração de cardápios (recepção, armazenamento, higienização, preparo e distribuição) e se estende até o atendimento aos pacientes, com o monitoramento do estado nutricional e o cuidado personalizado, com atuação em uma equipe multidisciplinar.

Qual a importância do nutricionista para os pacientes internados?

Apesar de nem todos os pacientes hospitalizados apresentarem algum grau de desnutrição, em um primeiro momento, com o tempo prolongado de internação ou de acordo com o tratamento (simples ou complexo), esse quadro pode se instalar. É aí que o nutricionista entra e faz a diferença, pois ajusta o plano alimentar, a fim de atingir as necessidades e especificidades do paciente, visando a manutenção do bom estado nutricional e auxiliando, assim, na boa resposta ao plano terapêutico multidisciplinar.

Como é o dia a dia do trabalho da sua equipe?

Na área de Nutrição-Produção, seguimos padrões de excelência, garantindo a execução das boas práticas de fabricação de alimento, a segurança nutricional e a qualidade final dos alimentos, afastando riscos alimentares. Ficamos também responsáveis pelo cálculo e análise de custos de produção, ponderando o planejamento de cardápios adequados para coletividades.

Na área de Nutrição-Clínica, com o mesmo compromisso de excelência, assumimos casos de pacientes com patologias diversas, desde as mais simples até as mais graves, visando o restabelecimento da saúde, a partir de uma dieta personalizada, calculada conforme as necessidades pessoais e recomendações científicas. O nutricionista tem uma importância fundamental para auxiliar em uma mudança positiva, de forma preventiva e/ou interferindo de forma corretiva na alimentação do paciente, visando a melhor qualidade de vida.

 nutri01

Gabriela Bertassone, Fátima Brandão, Renata Giraldez, Aline Botelho e Lais Coutinho.


nutri02

Marisa Lemos, Fátima Brandão, Aline Botelho, Monique Araújo, Luciana Oliveira.


« voltar