HISTÓRIA
 
 
  
   
 
MISSÃO, VISÃO
E VALORES
 
 
  
   
 
DIRETORIA
 
 
  
   
 
CERTIFICAÇÕES
E ACREDITAÇÕES
 
 
  
   
 
ESTRUTURA HSVP
 
 
  
   
 
CORPO CLÍNICO
 
 
  
   
 
PASTORAL DA SAÚDE
 
 
  
   
 
FIQUE POR DENTRO
 
 
  
   
 
HSVP NA MÍDIA
 
 
  
   
 
AÇÃO SOCIAL
 
 
  
   
 
CONVÊNIOS
 
 
  
   
 
PORTAL DO PACIENTE
 
 
  


Sustentabilidade

O Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) assegura seu compromisso com a sustentabilidade, afirmando em sua Política da Qualidade o "Posicionamento efetivo frente ao meio ambiente, adotando postura ética e socialmente responsável".

Área verde

Construído na parte superior de uma colina localizada no bairro da Tijuca, o HSVP mantém preservadas centenas de árvores, dentre elas: palmeiras imperiais, paineiras, bambus e várias frutíferas. A área verde preservada, além de ser visualmente bela, ajuda a melhorar as condições ambientais.

Iluminação

O HSVP vem investindo em tecnologias que visam à redução do consumo de energia elétrica, como a iluminação racional por fotossensores, onde os ambientes que estão vazios têm suas luzes automaticamente desligadas. O Hospital também utiliza lâmpadas em modelos de menor consumo, com maior eficiência. Outra prática rotineira é a modernização dos equipamentos que, quando novos, têm consumo de energia menor.

Coleta de lixo eletrônico

Os planos de manutenção preventiva e corretiva evitam que equipamentos elétricos e eletrônicos funcionem em condições fora de suas especificações ou se danifiquem e tenham que ser expurgados, reduzindo o lixo proveniente desses materiais. O lixo eletrônico, em especial da área de informática, é coletado e separado. Quando atinge um determinado volume, o material é encaminhado para reciclagem em empresa especializada.

Uso Racional da Água

A utilização consciente da água motivou a instalação de torneiras com sensores no prédio principal do Hospital e em seus anexos, para evitar o desperdício. Além disso, a água da chuva é coletada para ser utilizada na irrigação da vasta área verde composta por gramados e jardins.

Descarte correto do lixo hospitalar

O Plano de Gestão de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS) é periodicamente revisado e disseminado entre os colaboradores e médicos. O descarte correto do lixo hospitalar é fundamental para evitar danos ao Meio Ambiente. Há vários anos, o HSVP não descarta lixo radioativo e reduziu drasticamente a quantidade de lixo químico ao não utilizar filmes para raio-x.