| |
|
|
 |
 |
| |
| |
O Hospital-Escola,assim chamado, foi o precursor do Hospital São Vicente de Paulo, fundado em 1930, pelas Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, com a finalidade de prestar assistência médico-hospitalar às Irmãs dessa Comunidade e de outras religiosas, bem como para treinamento das noviças na área da Enfermagem. Com o avanço da tecnologia, a partir de meados da década de 60, o pequeno Hospital não acompanhou a modernidade e a unidade hospitalar tornou-se uma instituição de apoio às Irmãs idosas e às que apresentavam moléstias crônicas.
Em 1967, foi solicitado à Irmã Mathilde a possibilidade da reativação do Hospital, que foi modernizado dentro do possível, voltando a funcionar em outubro de 1968, com o nome de São Vicente de Paulo, e uma estrutura atualizada, corpo clínico próprio, atendendo, além das religiosas, os pacientes encaminhados pelos médicos do corpo clínico.
Foi neste pequeno Hospital São Vicente de Paulo que foi instalado o primeiro aparelho de Facoemulsificação para cirurgia da catarata, ocasionando um aumento da demanda e conseqüente necessidade de aumentar o espaço e recursos, quando, em 1975, foi decidida a construção da nova unidade hospitalar, com recursos do Fundo de Assistência Social da Caixa Econômica Federal.
No dia 21 de maio de 1977, uma missa campal marcou a cerimônia de colocação da pedra fundamental do prédio de nove andares, que, depois de muitas dificuldades durante a construção, afastamento da construtora, a obra foi administrada e concluída pelas Irmãs, com muito esforço, dedicação e coragem. Em 6 de novembro de 1980, o Hospital São Vicente de Paulo foi inaugurado solenemente, com a presença do presidente João Baptista Figueiredo, ministros e autoridades.
O Hospital São Vicente de Paulo é um hospital geral com todos os serviços próprios, sem terceirização. Seus projetos são os mais arrojados possíveis. Com estrutura moderna, equipamentos de última geração e colaboradores treinados e felizes, o HSVP presta um serviço de excelência, em todas as especialidades médicas, serviços de diagnóstico, nutrição, fisioterapia etc. |
|
| |
|
|
|
|